CRIANÇAS PRECISAM DO CHEIRO DE PAI E MAE
Em meio a tantas propostas educativas mirabolantes, que transformam a infância numa verdadeira tortura na busca de ser o melhor em relação ao outro, talvez a característica mais compartilhada pela maioria seja a das escolas que matam a capacidade criativa da criança, fazendo dela um ser infeliz enquanto busca uma suposta felicidade.
Além do grave fato de que os pais estão terceirizando a educação dos filhos.
Crianças com 1 ano de idade (e até menos) encaram uma carga horaria de 6 a 8 horas por dia em centros educativos, com pouco ou nenhum contato com seus pais.
São transformados em mini adultos na marra. Destetadas fora de tempo. Pelas demandas da sociedade das economias, dos contratos sociais, da geração facebook.
Crianças precisam do cheiro de pai e de mãe.
Precisam saber que eles estão juntos nessa etapa inicial da vida. E a escolarização não deveria ser colocada como um pneu estepe dessa relação afetiva, substituindo no caso de furar.
Os vínculos, os afetos, a afeição saudável, o respeito, a valorização do outro, tudo isso e muito mais está cada vez mais barato, cada vez vale menos. No sentido de que não existe solidez, as relações são líquidas na pós modernidade, conforme Bauman.
Mas as crianças não sabem disso quando nascem.
Tristemente e, como a conta gotas, descobrem que o berço que lhes foi preparado é esse: cheio do veneno dos nossos espinhos. Dos venenosos espinhos que nossa geração vem cultivando, tornando a vida inviável. Conforme Jesus descreveu, os espinhos sufocam qualquer possibilidade de germinar a boa semente que foi plantada.
Essa vem sendo a FORMA DES-HUMANA DE BRINCAR COM A INFANCIA, ENQUANTO FAZ DE CONTA QUE EDUCA.
Por que EDUCAÇAO VIVA E EM AMOR?
Acredito que essa letra de autoria de Suely Costa e Abel Silva, aportam em muito para o significado de Amor expressado no slogan do Colegio Cristao de Florida:
Amor é outra liberdade
Não é o susto da paixão
Não é um raio, é um espelho
Não é o medo da solidão
Uma paixão naquela esquina
Prende um punhal em sua mão
O amor semeia, colhe e espalha
O amor divide sua ração
Uma paixão quando envelhece
Senta no cais com os olhos fundos
Quer viajar por outros mundos
Quer ver mais perto, romper abrigos
Redescobrir-se, perfil incerto
Surpreender, velhos amigos...
E no terror da liberdade
Cuspir o anzol...
Amor é outra liberdade...
Não é o susto da paixão
Não é um raio, é um espelho
Não é o medo da solidão
Uma paixão naquela esquina
Prende um punhal em sua mão
O amor semeia, colhe e espalha
O amor divide sua ração
Uma paixão quando envelhece
Senta no cais com os olhos fundos
Quer viajar por outros mundos
Quer ver mais perto, romper abrigos
Redescobrir-se, perfil incerto
Surpreender, velhos amigos...
E no terror da liberdade
Cuspir o anzol...
Amor é outra liberdade...
O AMOR É A PEDAGOGIA DAS MELHORES PEDAGOGIAS
Os gregos utilizaram duas palavras para ajudar a definir “pedagogia”, a saber: “paidón” = criança, e o vocábulo “ágo” = eu conduzo.
Num sentido mais estrito, essa era a palavra que definia a pessoa que conduzia pela mão a criança. Por isso, assim se diz da função do professor que guia a criança no que tange a sua educação.
Num sentido mais estrito, essa era a palavra que definia a pessoa que conduzia pela mão a criança. Por isso, assim se diz da função do professor que guia a criança no que tange a sua educação.
Todos precisamos de alguém ou alguma coisa que nos referencie.
Existem muitas e diversas pedagogias, mas só o Amor é Pedagogia. Não são as pedagogias do amor, mas o Amor é a Pedagogia.
Entender isso faz toda a diferença!
Existem muitas e diversas pedagogias, mas só o Amor é Pedagogia. Não são as pedagogias do amor, mas o Amor é a Pedagogia.
Entender isso faz toda a diferença!
Existe a Pedagogia do Perdão, mas só o Amor é Pedagogia.
Existe a Pedagogia do Oprimido, mas só o Amor é Pedagogia.
Existe também a Pedagogia Lúdica, mas só o Amor é Pedagogia.
Podemos também citar a Pedagogia Filosófica que estuda os problemas que enfrenta a educação de modo objetivo, bem como o propósito que tem a educação no âmbito pedagógico. No entanto, apenas o Amor é Pedagogia.
Poderia seguir citando e detalhando muitas outras, mas aí ficaria chato (Rsrsrs...).
Poderia seguir citando e detalhando muitas outras, mas aí ficaria chato (Rsrsrs...).
O marco teórico do Colegio Cristao de Florida é bastante farto de excelentes referencias em educação infantil, tais como: Rosseau, Pestalozzi, Maria Montessori, Paulo Freire, Ken Robinson, Rubem Alves, entre poetas, músicos, artistas, sendo que a referência entre as referências é Jesus, porque Ele apresenta o Amor como a Pedagogia do Evangelho. E a totalidade do Evangelho tem a ver com os temas da vida.
COMO FUNCIONA ISSO NO COLEGIO CRISTAO DE FLORIDA?
Bem, um dos aspectos implicados e que os pais são convidados a participar ativamente do processo educativo proposto no colégio. É algo contratual e deve ser respeitado e defendido.
Professora não é substituta de mãe. Professora é professora. Mae é mãe.
Professora não é substituta de mãe. Professora é professora. Mae é mãe.
A sensibilidade do professor, do educador num sentido mais amplo, pode assemelhar-se ao dos pais, mas na maioria das vezes precisa ser des-semelhante. Ou seja, o professor coloca limite onde hoje em dia a maioria dos pais não coloca limite. O professor diz não, em situações onde a maioria dos pais diz “sim”.
Por isso, quando falamos de Educação Viva e em Amor também estamos dizendo que o amor sabe dizer sim, sabe dizer não, sabe dizer “espere”.
POR QUE EDUCAÇAO VIVA E EM AMOR? OU, TALVEZ SEJA MELHOR PERGUNTARNOS:
O QUE PODE ACONTECER NA VIDA E PELA VIDA DE UMA CRIANÇA QUANDO O AMOR É A PEDAGOGIA?
Abraço a todos!
Ozeias Bitencourt
Florida, Uruguay 2:40h, madrugada de quinta para sexta feira, hoje faremos piquenique com as crianças no campo da aviação de Florida.
No hay comentarios:
Publicar un comentario