VEN, VAMOS JUNTOS!

VEN, VAMOS JUNTOS!
Inicial a partir de 2 años y Primaria. Colegio Cristiano de Florida. EDUCACIÓN VIVA Y EN AMOR

martes, 27 de diciembre de 2016

Um Natal e Ano Novo de alegria nas tribulações

The promise of a new day:



Alegre-se nas tribulações!


Conforme o espírito do Evangelho, isso é o que também disse Paulo: Alegre-se nas tribulações.


Porque no meio das trevas dos nossos corações, Ele acendeu a luz.


A luz é Jesus Cristo, Jesus nossa Páscoa, Jesus nosso Natal, Jesus nosso Pão de Vida, Jesus nossa Água de Vida, Jesus a Vida por meio da qual tudo foi feito para nos favorecer.


Desse modo, Ele mesmo brilhou em nossos corações, acendendo a luz do conhecimento da gloria de Deus perfeitamente manifestada na face de Cristo, porque Ele é Amor.


Somente o Amor é capaz de manifestar tamanho poder de aperfeiçoar-nos nas nossas fraquezas.


Sim! Somente aos fracos é dado o privilégio de ver esse incomparável poder que vem de Deus.


Os fortes nada entendem do poder de Deus. Porque o supremo poder de Deus é Amor em Graça e Misericórdia que se manifesta na debilidade de quem consegue dizer: “Senhor, aumenta a minha pequena fé” e ouve como resposta: “A minha graça te basta, porque meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza”.


Sem Ele, nada podemos fazer.


Ele habitando em nós, nos dá o poder de qualificar, reinterpretar, alterar qualquer que seja o significado da situação aparentemente desastrosa.

“Somos atribulados em toda parte, mas não esmagados;

Estamos em tremenda dificuldade, mas não desesperados;

Somos perseguidos, mas não desamparados;

Derrubados, mas não destruídos”.


E Paulo ainda diz que até mesmo nosso corpo, nosso “vaso de barro” deve servir para manifestar a vida de Jesus.


A constatação do obvio, para aqueles que não aceitam ou tem dificuldade de aceitar a obviedade do “solo hecho”, do simples fato de existir (que todos estamos expostos à morte) e que ganha transcendência quando Jesus é o centro gravitacional da existência a qual recebe no Evangelho um significado existencial chamado vida.


Portanto, viver ou morrer sempre será algo que terá valido a pena se o objetivo foi manifestar a vida de conforme Jesus.


De modo, ser ministro de Deus implica aprender a perseverança nas tribulações, nas necessidades, nas angustias, nos açoites, nas prisões, nas fadigas, nas vigílias (não me refiro a essas vigílias de “oba, oba” e “reteté”, mas nas vigílias que implicam passar noites em claro cuidando enfermos no hospital ou em casa, chorando com os que choram; me refiro a vigílias para sair e alimentar famintos, acolher os órfãos...).

Ser ministro de Deus é uma provocação para que aprendamos a perseverança nos jejuns, na sinceridade, no conhecimento, na paciência, na bondade, no amor sem fingimento, na palavra da verdade e no poder de Deus;


Com as armas da justiça à direita e à esquerda, com a glória e o desprezo, com a boa e a má fama (porque tem muita gente julgando com a medida com a qual serão também medidos); como desconhecidos, mas bem conhecidos; como agonizantes, e eis que vivemos; como tristes, porém sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e tudo possuindo.



Esse foi o melhor presente que recebi nesse Natal: alegria nas tribulações.



Obrigado Senhor!



Ozeias Bitencourt
Picada Café, RS, Brasil








viernes, 23 de diciembre de 2016

No quiero puerto seguro, Tan solo ancora, vela y mar

Nature's Paintbox......absolutely gorgeous:

Dijiste todo al decir:
Cuando la ausencia de mí
Hiciere presencia en mí ser,
Visitaré a mí mismo,
Para no alejarme de vos.

Cuando el peso del deber
En mí soterrar el alma
Entre los escombros de la vida,
Quiero revolotear al igual que la pluma
En la leve brisa de la calma

Cuando el decir tenga el poder
De revelar lo que no quiero,
Paro la pluma, guardo la voz,
Me rebelo en el silencio
Para mantenerme sincero.

Antes de la noción de lo correcto
Revelarse como un engaño,
Salgo de lo cotidiano:
Adentro en otras rutinas,
En otros mares iré pescar.

No quiero puerto seguro,
Tan solo ancora, vela y mar.
Ancla para ser mi puerto seguro,
Vela para llevarme,
Mar para, en el litoral,

Mis olas romper.




Texto de Rubem Alves. Traducido y adaptado por: Ozeias Bitencourt

martes, 20 de diciembre de 2016

EXAMEN DE VUELO


JOVEN AUSTISTA REALIZA EXPOSICIÓN DE ARTE EN ARACAJÚ, BRASIL

Fuente: http://g1.globo.com

17/12/2016 13h48 - Atualizado em 17/12/2016 14h00

Jovem autista realiza exposição de arte sustentável em Aracaju

Acervo é formado por centenas de peças desde 2007.
Exposição pode ser vista até sexta-feira (23).

Anderson BarbosaDo G1 SE
Jovem autista se encontrou nas artes plásticas (Foto: Anderson Barbosa/G1)Jovem autista encontrou-se nas artes plásticas (Foto: Anderson Barbosa/G1)













Se no lugar da letra ‘u’ da palavra autista você colocar ‘r’ ela vira artista. Gustavo Bomfim fez esta mudança na própria vida e tem impressionando quem conhece o trabalho dele. De sábado (17) até a próxima sexta-feria (23), o sergipano realiza a exposição "Criações da Reciclagem", montada numa loja da família, na Avenida Francisco Porto, 143, no Bairro 13 de Julho em Aracaju (SE).
“Meu sonho é tornar meu trabalho conhecido”, declara o jovem de 22 anos que, com ar de tranquilidade, passa maior parte do tempo observando o ambiente ao redor, deixando a criatividade fluir diante dos objetos que encontra para fazer arte.
Meu sonho é tornar meu trabalho conhecido" - Gustavo Bomfim
Quem passar pela primeira exposição do sergipano vai perceber que a matéria prima é formada por recipientes plásticos de alimentos, produtos de higiene pessoal e papelão, objetos que deixaram de ter como destino os lixões. “Pego os potes na minha casa e meus amigos também trazem para eu fazer meu trabalho”, disse Gustavo.
Guga, como é chamado carinhosamente pela família, possui autismo leve e desde os quatro anos de idade demonstra interesse pelas artes. Ele começou com as massas de modelar, depois se aventurou na pintura em tela, utilizando tinta guache.
O material que iria para o lixo vira arte nas mãos do sergipano (Foto: Anderson Barbosa/G1)O material que iria para o lixo vira arte nas mãos do sergipano (Foto: Anderson Barbosa/G1)













As peças encantam pelas formas, colorido e criatividade. A perfeição e riqueza nos detalhes são um verdadeiro exercício de superação e inclusão social. "Ele não se limita ao autismo, pelo contrário, se supera a cada dia. Quando percebi este talento comecei a incentivá-lo, inclusive o quarto dele foi transformado em um atelier, onde tem tudo o que precisa pra fazer o que mais gosta”, conta a mãe de Guga, dona Suely Bomfim.
Autodidata, sempre faz pesquisas para produzir as peças. “Muita coisa é criação da cabeça dele, mas quando quer fazer algo, tipo a série sobre os animais marinhos, navega na internet e procura todas as informações para aplicar no trabalho. Quando descobri este talento do meu filho fiquei encantada. Sou apaixonada pelo que ele faz”, declara a mãe, que ajudou na montagem da exposição.
O tema atual do artista são os lagartos, mas o acervo reserva espaço para motivos como profissões, monstros e o cotidiano vivenciado pelo jovem. Guga também dedica parte da exposição para o Natal. Além do presépio, retratou a fábrica de presentes e papais noéis pouco convencionais, tomando chocolate e sorvete.
Ser amigo do artista aumentam as chances de ser dono de uma dessas obras. A família conta que é muito comum Gustavo presentear os amigos com os trabalhos dele. Ele também costuma observar as pessoas e transformá-las em objetos de arta. A avó já foi retratada duas vezes e o avô ganhou uma peça onde aparece com a beca de formatura do curso de radialismo.  “Muitas peças da exposição já não estava com ele. Aí saí recolhendo entre a família e os amigos”, conta dona Seuly.

Fábrica de Natal feita por Gustavo Bomfim  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Fábrica de Natal feita por Gustavo Bomfim (Foto: Anderson Barbosa/G1)

viernes, 9 de diciembre de 2016

UM COLEGIO ONDE O AMOR É A PEDAGOGIA

mammillaria slevinii:

CRIANÇAS PRECISAM DO CHEIRO DE PAI E MAE

 Em meio a tantas propostas educativas mirabolantes, que transformam a infância numa verdadeira tortura na busca de ser o melhor em relação ao outro, talvez a característica mais compartilhada pela maioria seja a das escolas que matam a capacidade criativa da criança, fazendo dela um ser infeliz enquanto busca uma suposta felicidade. 

Além do grave fato de que os pais estão terceirizando a educação dos filhos. 

Crianças com 1 ano de idade (e até menos) encaram uma carga horaria de 6 a 8 horas por dia em centros educativos, com pouco ou nenhum contato com seus pais. 

São transformados em mini adultos na marra. Destetadas fora de tempo. Pelas demandas da sociedade das economias, dos contratos sociais, da geração facebook.

Crianças precisam do cheiro de pai e de mãe. 

Precisam saber que eles estão juntos nessa etapa inicial da vida. E a escolarização não deveria ser colocada como um pneu estepe dessa relação afetiva, substituindo no caso de furar. 

Os vínculos, os afetos, a afeição saudável, o respeito, a valorização do outro, tudo isso e muito mais está cada vez mais barato, cada vez vale menos. No sentido de que não existe solidez, as relações são líquidas na pós modernidade, conforme Bauman. 

Mas as crianças não sabem disso quando nascem. 

Tristemente e, como a conta gotas, descobrem que o berço que lhes foi preparado é esse: cheio do veneno dos nossos espinhos. Dos venenosos espinhos que nossa geração vem cultivando, tornando a vida inviável. Conforme Jesus descreveu, os espinhos sufocam qualquer possibilidade de germinar a boa semente que foi plantada.


Essa vem sendo a FORMA DES-HUMANA DE BRINCAR COM A INFANCIA, ENQUANTO FAZ DE CONTA QUE EDUCA.


Por que EDUCAÇAO VIVA E EM AMOR?
Acredito que essa letra de autoria de Suely Costa e Abel Silva, aportam em muito para o significado de Amor expressado no slogan do Colegio Cristao de Florida:

Amor é outra liberdade
Não é o susto da paixão
Não é um raio,  é um espelho
Não é o medo da solidão
Uma paixão naquela esquina
Prende um punhal em sua mão
O amor semeia, colhe e espalha
O amor divide sua ração
Uma paixão quando envelhece
Senta no cais com os olhos fundos
Quer viajar por outros mundos
Quer ver mais perto, romper abrigos
Redescobrir-se, perfil incerto
Surpreender, velhos amigos...
E no terror da liberdade
Cuspir o anzol...
Amor é outra liberdade...

O AMOR É A PEDAGOGIA DAS MELHORES PEDAGOGIAS

Os gregos utilizaram duas palavras para ajudar a definir “pedagogia”, a saber: “paidón” = criança, e o vocábulo “ágo” = eu conduzo. 

Num sentido mais estrito, essa era a palavra que definia a pessoa que conduzia pela mão a criança. Por isso, assim se diz da função do professor que guia a criança no que tange a sua educação.


 Todos precisamos de alguém ou alguma coisa que nos referencie. 

Existem muitas e diversas pedagogias, mas só o Amor é Pedagogia. Não são as pedagogias do amor, mas o Amor é a Pedagogia. 

Entender isso faz toda a diferença!

Existe a Pedagogia do Perdão, mas só o Amor é Pedagogia.

Existe a Pedagogia do Oprimido, mas só o Amor é Pedagogia.

Existe também a Pedagogia Lúdica, mas só o Amor é Pedagogia.

Podemos também citar a Pedagogia Filosófica que estuda os problemas que enfrenta a educação de modo objetivo, bem como o propósito que tem a educação no âmbito pedagógico. No entanto, apenas o Amor é Pedagogia. 

Poderia seguir citando e detalhando muitas outras, mas aí ficaria chato (Rsrsrs...).

O marco teórico do Colegio Cristao de Florida é bastante farto de excelentes referencias em educação infantil, tais como: Rosseau, Pestalozzi, Maria Montessori, Paulo Freire, Ken Robinson, Rubem Alves, entre poetas, músicos, artistas, sendo que a referência entre as referências é Jesus, porque Ele apresenta o Amor como a Pedagogia do Evangelho. E a totalidade do Evangelho tem a ver com os temas da vida.


COMO FUNCIONA ISSO NO COLEGIO CRISTAO DE FLORIDA?

Bem, um dos aspectos implicados e que os pais são convidados a participar ativamente do processo educativo proposto no colégio. É algo contratual e deve ser respeitado e defendido. 

Professora não é substituta de mãe. Professora é professora. Mae é mãe. 

A sensibilidade do professor, do educador num sentido mais amplo, pode assemelhar-se ao dos pais, mas na maioria das vezes precisa ser des-semelhante. Ou seja, o professor coloca limite onde hoje em dia a maioria dos pais não coloca limite. O professor diz não, em situações onde a maioria dos pais diz “sim”.


Por isso, quando falamos de Educação Viva e em Amor também estamos dizendo que o amor sabe dizer sim, sabe dizer não, sabe dizer “espere”.


POR QUE EDUCAÇAO VIVA E EM AMOR? OU, TALVEZ SEJA MELHOR PERGUNTARNOS:

O QUE PODE ACONTECER NA VIDA E PELA VIDA DE UMA CRIANÇA QUANDO O AMOR É A PEDAGOGIA?



Abraço a todos!



Ozeias Bitencourt

Florida, Uruguay 2:40h, madrugada de quinta para sexta feira, hoje faremos piquenique com as crianças no campo da aviação de Florida.

miércoles, 7 de diciembre de 2016

FOGONADA CON LAS FAMILIAS DEL COLE

El domingo 11 de diciembre, nuestra cita es en el campo.
Las familias del Cole se reúnen para compartir historias, anécdotas, mate, rica comida , carne en la parrilla para quienes gusten, y mucho más.

Promover este tipo de tiempo, en familia, con el equipo del Cole, niños y padres es un verdadero disfrute.

Nos encontraremos domingo en el Centro Crecer (local donde los niños practican monta y hacen equinoterapia). Gaby, Eva y Efraim nos esperan allá! 

A partir de las 17 horas.



Ante cualquier duda, llamar o enviar mensaje al 096 443 067.



Cariños!


Ozeias Bitencourt

RECORDAR TAMBIÉN ES VIVIR (fotos)

 Otoño en la calle Ituzaingo, Florida
 Cumple de Ozeias. Los niños le estaban entregando el regalo.


 Pintura en vivo en la fiesta de día de madres 2016, por el Artista Daniel Machado






 Elaboración de cartel por el día de madres con el grupo de adolescentes
















martes, 6 de diciembre de 2016

ENTIENDA LA DIFERENCIA ENTRE ESTADO LAICO X ESTADO RELIGIOSO

mosquitos debate meaning of life | via irresistible irreverence ~ Cityhaüs Design:
ENTIENDA LA DIFERENCIA ENTRE ESTADO LAICO X ESTADO RELIGIOSO


El concepto de Estado dice respeto al conjunto de instituciones políticas y administrativas responsables por ordenar y regular el espacio de un pueblo o nación. La existencia de un Estado presupone que el posea su propio territorio, que tenga acción soberana, sea dirigido por un gobierno propio y que sea persona jurídica de derecho público internacionalmente reconocida. En lo que se refiere a la relación de un Estado con las religiones en el existente, el Estado puede ser categorizado en dos formas distintas: ESTADO LAICO y ESTADO RELIGIOSO.

 “De una manera más descriptiva, se señalan como elementos del Estado:
1.       La POBLACIÓN – que está conformada por la comunidad social que convive en el Estado
  1. El TERRITORIO — que constituye la base geográfica del Estado
3.       El PODER — que constituye el fundamento de la autoridad que invisten los órganos del Estado, que suele denominarse el poder etático” (fuente: http://www.liceodigital.com/educivica/3estado.htm)



Estado Laico: es aquel que prevé la neutralidad en materia confesional, es decir, el Estado no adopta ninguna religión como oficial. Es también conocido como Estado Secular. En algunos Estados Laicos, existe incentivo a la religiosidad y a la tolerancia entre los diferentes tipos de credos, mientras otros llegan crear leyes y mecanismos para dificultar la manifestación religiosa en público.



Es importante subrayar que el concepto de Estado Laico no debe ser confundido con Estado Ateo.

El Estado Ateo, solo existe como “ismo” (ateísmo) que privilegia cualquier manifestación de “no creencia” en detrimento de las demás creencias. Mientras que en el Estado Laico las manifestaciones de “no creencia” están incluidas en la libertad de tener o no una creencia.





Estado Religioso es aquel en el cual la religión interfiere en alguna medida en la administración, legislación o gestión pública. Podemos llamarlo también de Estado confesional. Por ejemplo, en la actualidad, especialmente presente en el mundo islámico, en partes de Asia y África.